EXARCADO CATÓLICO ORTODOXO DO RIO DE JANEIRO E DE TODO O BRASIL (ECORJ)
Bispo Primaz e Exarca do Brasil:
Vladyka Germano Efraín
ECORJ / ICC / ICOE
RIO DE JANEIRO:
Estrada do Arrastão Nº 01
Bairro Arrastão – São Gonçalo – RJ – Brasil
Dom +GERMANO (Efraín)
SÃO PAULO:
Capela Eparquial de São Cosme e São Damião
Jardinópolis – Ribeirão Preto - SP
Dom +DAMIÃO (Frei Eduardo)
“O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.
E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração”. (Isaías 61:1-4)
Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. (Fp 4: 6,7)
Creio que não existe nada de mais belo, de mais profundo, de mais simpático, de mais viril e de mais perfeito do que o Cristo; e eu digo a mim mesmo, com um amor cioso, que não existe e não pode existir. Mais do que isto: se alguém me provar que o Cristo está fora da verdade e que esta não se acha n’Ele, prefiro ficar com o Cristo a ficar com a verdade. (Dostoievski)
ESCLARECIMENTOS:
Somos uma
Igreja Apostólica com tradições orientais e ocidentais, sacramental e que está
compromissada em levar a todos a palavra de conversão pregada por nosso Senhor
Jesus Cristo para redimir e salvar os homens e mulheres de boa vontade; óbvio, sem tentar empurrar nenhum enlatado "religioso" e/ou dito "gospel" guéla-abaixo das pessoas. RESPEITO ACIMA DE TUDO!!!
RECEPÇÃO NA SANTA IGREJA CATÓLICA ORTODOXA NO EXÍLIO (ICC / ICOE): PELO SANTO BATISMO DA TRÍPLICE IMERSÃO, SEGUIDO DO SANTO MIRON (SANTA UNÇÃO DO CRISMA)
“Esta é a vida eterna: que conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que enviaste.” Jo 17:3
“Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam apagados.” Atos 3:19
“Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”. Mc 10:45
BASES DA NOSSA FÉ
CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO
Creio em um só Deus, Pai Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Único de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai, por Quem todas as coisas foram feitas. E por nós homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria e Se fez Homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras, e subiu aos Céus, onde está sentado à direita de Deus Pai. De novo há de vir, cheio de glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor e Fonte de Vida, que procede do Pai, e com Pai e o Filho recebe a mesma adoração e a mesma glória. Foi ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica. Reconheço um só Batismo para a remissão dos pecados. E espero a Ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém!
CREDO DE SANTO ATHANASIOS
Creio em um só Deus em três pessoas distintas, que são o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Chamo-as distintas segundo a propriedade, porém unidas segundo a substância. A mesma é Trindade toda inteira e a mesma, toda inteira é Unidade. Unidade segundo a substância, a natureza e a forma. Trindade segundo a propriedade e o nome, porque, um é chamado Pai; outro, Filho; outro, Espírito Santo. O Pai não foi gerado e não tem princípio, porque nada existiu antes dele.
Ele é, absolutamente, Deus sem princípio, porque seu ser não procede de nenhum outro ser, mas dele mesmo.
Creio também que o Pai é princípio do Filho e do Espírito Santo: Do Filho, por geração e, do Espírito Santo por processão; e creio que não há entre eles nenhuma distinção ou diferença, senão a distinção das propriedades hipostáticas. Porque, por um lado, o Pai engendra o Filho e produz o Espírito Santo, e por outro, o Filho foi engendrado só pelo Pai e o Espírito Santo procede do Pai. E é assim como eu reconheço um só princípio e adoro uma origem do Pai e do Filho.
Professo também que o Filho, é princípio para além do tempo, e que é infinito; não como princípio das criaturas, como se fosse o primeiro ser criado. Não! Longe de mim este pensamento que é o erro e a impiedade cometidos pelos arianos, pois Ário professava este erro: Que o Filho e o Espírito Santo são criaturas. Eu o chamo princípio, porque o Filho provêm daquele que não tem princípio, de modo que, evito admitir dois princípios. Ao lado deste princípio, porém, além do Filho se encontra o Espírito Santo, posto que juntamente, e ao mesmo tempo, recebem seu ser do Pai: O Filho por geração e o Espírito Santo por processão. Porém, nem o Pai está separado do Filho, nem o Filho do Espírito Santo, nem o Espírito Santo, do Pai e do Filho nem o Filho está, mas o Pai está todo inteiro no Filho e no Espírito Santo; e o Filho está todo inteiro no Pai e no Espírito Santo; e o Espírito Santo está todo inteiro no Pai e no Filho, porque são distintos, estando unidos, e estão unidos, sendo distintos.
Professo também que o Verbo de Deus, eterno com o Pai, anterior ao tempo, incompreensível, infinito, assumiu a nossa natureza e tomou a forma de homem, humilhado e completamente caído, de sangue casto e puro da Virgem Santíssima, para dar ao mundo inteiro a salvação e a graça com sua misericórdia. E é assim como se formou a união hipostática das duas naturezas. Isto não quer dizer que o menino foi se aperfeiçoando pouco a pouco, e que as naturezas, ao encontrar-se, acham-se unidas por, confusão ou mistura; isto não quer dizer tão pouco que uma vez formado o homem, o Verbo tenha vindo a ele e tenha formado uma união acidental, como ensinou Nestório. O Verbo-homem possuía inteligência, contra o que ensinou Apolinário, que foi, em verdade, imprudente ao predicar que a divindade supria ao entendimento.
Eu confesso que é Deus perfeito e ao mesmo tempo, homem perfeito; carne, ao mesmo tempo que Palavra de Deus; carne dotada de uma alma racional e uma inteligência e que conserva, ainda depois da união hipostática, todas as glórias naturais da divindade e que não modifica nada do que pertence a sua humanidade e a sua divindade a causa de sua união, isenta de corrupção, com o Verbo. Ele é, portanto, uma pessoa composta, ainda que, conservando as duas naturezas e as duas operações, o único Jesus Cristo Nosso Deus. Possui também duas vontades naturais, ainda que, por suposto, é necessário saber como sofreu, porque, sendo Deus, sofreu na carne e não em sua divindade, o que é impossível.
Confesso também que assumiu todas as nossas paixões, que não dependem da vontade: aquelas que por naturezas e encontram em nós, exceto o pecado. As paixões que assumiu são: A fome, a sede, a fadiga, o pranto e coisas semelhantes, que produziram nela seus efeitos, não por necessidade, como em nós, mas porque sua vontade humana se conformou à sua vontade divina, pois ele quis ter fome, ter sede, sentir cansaço, morrer. Morreu, aceitando a morte por nós, sua divindade, porém, permaneceu impassível. E, ainda que não estivesse obrigado a morrer, pois é ele quem tira os pecados do mundo – se submeteu, não obstante a morte, para salvar-nos da morte voraz e reconciliar-nos, por seu sangue, com seu Pai. A morte que sofreu sua humanidade foi aniquilada com o poder de sua divindade, resgatando também as almas dos justos, escravizadas desde o princípio do mundo, e ressuscitou dentre os mortos e se mostrou a seus discípulos aqui na terra por um espaço de quarenta dias.
E subiu aos céus e se sentou à direita do Pai (entendo por “direita do Pai”, não um lugar ou circunscrição, mas a glória que o Filho possui antes de sua encarnação e que continua possuindo depois da mesma). Isto não quer dizer que a Trindade tenha recebido algum complemento depois da união hipostática do Filho unigênito, posto que sua carne permaneceu inseparável nele para toda eternidade, e virá com ela a julgar os vivos e os mortos, os justos e os pecadores, a fim de dar em recompensa, aos justos, por suas ações virtuosas e sofrimentos desta vida, o reino dos céus. Aos pecadores, ao contrário, dará os tormentos eternos e o fogo inextinguível do inferno.
Seja-nos concedido livrar-nos deste castigo e obter os bens que nos foram prometidos em Cristo, Nosso Senhor. Amém.

INFORMAÇÃO: A incardinação de clérigos nessa Igreja não garante a Ordenação do mesmo à qualquer ordem. E a sagração de Bispo está inoperante por tempo indeterminado. Não temos a urgência de novos bispos e sim de padres, diáconos e principalmente de AUXILIARES LEIGOS na Santa Igreja Católica Ortodoxa no Exílio (ICOE).
ResponderExcluir